quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dançar é impregnar corpo de sentimento, é dar-lhe expressividade.

Nas expectativas do pobre ego vivemos à função do Ter em detrimento do Ser e por isso muitos de nós vivemos na superficialidade e na pobreza de emoções e sentimentos. O Ter não nos preenche o coração, não faz tranquilizar e nem traz paz a nossa conciência. O ter um corpo belo, dentro dos padrões ocidentais atuais, é uma tortura psíquica para muitas pessoas ao redor do mundo, cumprir estas expectativas traz inseguranças que são muito bem elucidadas numa entrevista do jornalista Silio Boccanera com a psicanalista Susie Orbach que entre tantos pensamentos ela afirma: "...o corpo está se tornando um meio de desestabilizar a mente. Preocupações relativas ao corpo se tornaram tão importantes que inseguranças emocionais foram provacados por questões referentes a ele." A dança vem nos mostrar o potencial do corpo em produzir beleza, dizer o quanto a linguagem corporal é cheia de expressividade e significados.
Dançar é impregnar o corpo de sentimento, é dar-lhe expressividade, dar ao corpo novos significados de existência, encher-lhe de vida. E ao dançar com esta verdade, reconhecendo nossas potencialidades e limitações, sensibilizamos outras vidas outros corpos, tocamos nas emoções e sentimentos, podemos preencher, por vezes, o vazio que a insegurança traz.
No entanto, bem sei, que isso é apenas uma ideologia, utópica talvez, que na realidade os próprios profissionais da dança vivem na opressão do padrão de beleza : corpos magros e esguios, requisitos minimos para a dança clássica, o ballet. Esse é só um exemplo porém todos gêneros de dança tem o seu padrão corporal, alguns mais flexiveis, outros nem tanto.
Mas a reflexão que desejo deixar aqui é que esses requisitos, esses padrões corporais não pertencem à dança, à técnica artistica talvez, mas a dança não é apenas técnica, assim como nenhuma linguagem artística se reduz a técnicas. As técnicas são meios para chegar ao objetivo maior da arte que é de expressar através duma linguagem própria, emoções, sentimentos, pensamentos e idéias. As técnicas são flexíveis, e assim devem ser para atender todas as formas e maneiras que o ser humanos tem para se expressar através da arte, e por isso mesmo as técnicas da dança devem ser flexíveis para todas as fromas corporais existentes. Não é o corpo que deve se adequar a técnica, mas sim a técnica deve se adequar aos corpos, porque todos os corpos traz em si uma beleza subjacente que só as artes são capazes de revelar.
Por último quero deixar aqui dois vídeos de dança que me emocionam muito, que me faz crer numa arte que esta além do espetáculo, que me faz crer numa arte que realmente toca e modifica vidas.
One Last Dance
Amelia

Nenhum comentário: