segunda-feira, 8 de junho de 2009

Arte = Lazer ?

Sempre relutei com esta idéia de que o fazer artístico tem como objetivo principal divertir as pessoas. Não que se divertir, ter momentos de lazer, não sejam importantes na vida de uma pessoa, mas creio que dizer que isto, somente isto, é restringir a função das artes, de existir na sociedade.

E essa relutância idelógica veio desde do início de minha formação artística. Meu pai dizia para estudar piano apenas para hobby, para o meu lazer, para que escolhesse outra profissão mais "requisitada" e importante, preferencialmente a dele: médico. Nunca aceitei.

Na verdade eu não acredito que a real função dos artistas é apenas se apresentar nos teatros, nos museus, nas salas de concertos, para o bel prazer das pessoas. Esta além. Esses locais neutros e esses momentos de entreterimento são apenas o primeiro instante, o primeiro passo para que as artes possam concluir sua função: a de humanizar os sentidos.
É isso que tenho para mim, é para isso que pretendo ainda "viver arte".

Nenhum comentário: