sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Não há beleza em nenhum tecido se ele causar fome e infelicidade"

Não há somente uma visão, um único caminho, um único sentido, mas há de se considerar que essa frase dita por Mahatma Gandhi poderá vir a ser um dos principais pilares da arte. Essa frase sintetiza, de forma clara, a ligação que há entre a ética com a estética.

No entanto muitos de nós artistas , adminadores e consumidores de arte não chegamos a esse grau de consciência. Histórias como do fotógrafo Kevin Carter nos fazem refletir sobre o fazer arte com ética, a arte como instrumento de ajuda ao próximo e a si mesmo. No caso de Carter creio que ele tenha cumprido seu papel de e jornalista e artista ao sensibilizar e alertar sobre as atrocidades que acontece na África, mas só isso não bastou, os prêmios não bastaram...

No entanto continuamos um tanto acríticos no que se refere ao fazer artístico.Como podemos achar a beleza nas roupas produzidas por uma empresa "da moda" sabendo de situações como esta relatada na reportagem - http://migre.me/1Sku ?

Ou ainda a instalação do artista Guillermo Vargas da Costa Rica quando este deixa em exposição um cachorro morrer de fome em Managuá, Nicarágua e depois foi convidado a representar a Costa Rica na Bienal Centroamericano de Honduras 2008.

Boicote à artistas ou obras de artes que não seguem alguns "padrões éticos"? Creio não ser essa a solução. Mas se há um senso comum que a situação do mundo está chegando ao caos nos valores de convivência e que se não mudarmos nossa maneira de ser e agir no mundo as coisas podem piorar, será que as linguagens artísticas e nós artistas não temos uma função fundamental na construção de um mundo mais ético, mais solidário, mais feliz?

Nenhum comentário: