segunda-feira, 8 de junho de 2009

É necessário se escandalizar, se sensibilizar.

Hoje de manhã indo para o trabalho ouvindo a rádio CBN, o repórter Alexandre Garcia fez o seguinte comentário: "...os motoristas (no Brasil) matam mais gente do que o avião da AirBus por dia..." e conclui "e a gente não se escandaliza". Antes dessa fala o repórter propõe uma reflexão aos ouvintes mais atentos quando disse, não exatamente com essas palavras, que é necessário cair um avião matando 228 pessoas para sensibilizar a população sendo que há 217 pessoas por dia morrendo no trânsito brasileiro,e isso não sensibiliza mais as pessoas...se tornou, tão comum, tão banal, corriqueiro, que não reparamos mais, não nos sensibilizamos.
E por isso adorei essa conclusão que o Alexandre Garcia chegou: "a gente não se escandaliza"! Como não nos escandalizamos para tantas outras coisas que acontecem "cotidianamente": a morte e sofrimento pela fome, pela guerra, pelas violência urbana e rural, pela desigualdade social, pela cobiça do dinheiro e poder...e tantas outras mazelas que nos tornamos insensiveis, que nos incapazes de ter compaixão por essa sociedade doentia que vivemos.
Por isso que acredito que nós artistas temos uma obrigação moral com a sociedade: sensibilizar para a compaixão, sensibilizar para a confraternização e sensibilizar para o Amor.
A partir dai, deste momento que nos concientizarmos desse objetivo social da Arte e dos artistas é que podemos reconstruir uma sociedade mais harmoniosa em sua relação intima, mais sensiveis nas relações pessoais e mais fraternas nas relações interpessoais.

Nenhum comentário: